segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O mapa da preguiça


(Foto: Thinkstock)
Os Jogos Olímpicos acabaram e fiquei com a sensação de ter assistido a um filme de ficção, cheio de personagens magros, fortes, ágeis, quase com “superpoderes”. Infelizmente, o cenário mundial é bem diferente. Quase dois bilhões de pessoas encontram-se em condições físicas precárias.
Um estudo publicado na conceituada revista Lancet em julho passado mostra o “mapa da preguiça”, ou seja, a porcentagem de sedentários em cada país. Mais de cem países foram investigados e você poderá ver abaixo, alguns dos achados mais interessantes:
- Cerca de 30% dos adultos não se exercita suficientemente. Na verdade, a cota mínima definida pelos especialistas (30 minutos de exercício moderado, cinco vezes por semana) não é algo fácil de atingir. E essa cota mínima vai além daquela recomendação mais tradicional, em que apenas três sessões semanais de 30 minutos já seriam suficientes para cuidar bem da saúde.
- Ao contrário do senso comum, os americanos não são descuidados. 60% deles praticam uma boa dose de atividades físicas;
- Cerca de 50% dos brasileiros movimenta-se suficientemente e isso nos coloca no bloco intermediário dos países mais sedentários;
- Curiosamente, os moradores de Bangladesh são os mais ativos do planeta. Somente 5% deles não preenchem a cota mínima de exercícios.
Em resumo, a Olimpíada acabou e  é bom você largar esse sofá para voltar a cumprir sua cota semanal de prática esportiva.

Fonte: Pedro C Hallal; Lars Bo Andersen; Fiona C Bull; Regina Guthold; William Haskell;Ulf Ekelund. Global physical activity levels: surveillance progress, pitfalls, and prospects. The Lancet, Volume 380, Issue 9838, Pages 247 – 257, 21 July 2012.
Por Renato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário