segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Exercitar os glúteos faz parte dos treinamentos de corredores, explica fisioterapeuta




É comum vermos vários corredores que têm alguma lesão devido à fraqueza do músculo glúteo máximo. A resposta mais comum nas orientações de médicos e fisioterapeutas é de sempre de fortalecê-lo.

• Os humanos são considerados animais corredores. Nós temos algumas estruturas no corpo que nos permitem correr e uma delas é o glúteo. Animais que não correm possuem esse músculo muito menos desenvolvido que o nosso. O glúteo ficou maior e mais forte na nossa espécie para nos permitir correr. É ele um dos responsáveis por manter o nosso corpo ereto durante o movimento. Então, colocando de uma forma simplificada, quanto melhor o glúteo melhor o corredor.

• O glúteo é um dos impulsores do corpo durante a corrida. O fortalecimento desse músculo pode dar mais potência para o movimento e melhorar a performance.

• Tendinite no tendão de Aquiles está relacionada à fraqueza de glúteo: A panturrilha e o glúteo trabalham em conjunto na corrida. Se o glúteo não funciona bem a panturrilha tem que trabalhar em dobro, o que pode levar a uma inflamação (tendinite). A medição da contração do glúteo em quem tem essa patologia mostra um atraso e diminuição da sua contração.

• Dor na coluna pode ser causada por fraqueza de glúteo: Esse músculo é importante para manter a postura alinhada e para estabilizar a pelve. Sua fraqueza pode levar a uma sobrecarga da coluna na corrida e dor.

• Fraqueza de glúteo aumenta o impacto na corrida: Ele funciona como um amortecedor. Se estiver fraco o impacto sofrido pelo corpo será maior. E impacto é um grande vilão na corrida que está relacionado com o aparecimento de fascite plantar, canelite ou dores no joelho, por exemplo. Um dos melhores exercícios para fortalecer o glúteo máximo é o agachamento “jogando” o quadril para trás. A inclusão desse exercício, é muito recomendado para os corredores em suas rotinas de treinos e melhore cada vez mais no esporte.

Matéria publicada pelo site Globo.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário