segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bebê magrinho será um adulto mais magro

A sabedoria popular prega que o bebê que nasce gordinho é mais saudável que os magrinhos. Muitas mães, portanto, se vangloriam ao constatar o quão pesadinhos são seus bebês. Esse comportamento, porém, pode estar baseado em um ledo engano…

Eu, por exemplo, nasci bem magro. E continuo magro. Outros amigos que conheço também seguiram o mesmo destino – e o oposto também aconteceu. Ou seja, os mais corpulentos acabaram se tornando mais propensos a acumular gordura. Será que existe alguma relação entre o peso no nascimento e o da fase adulta? E será que a ideia de que os bebês gordinhos são mais saudáveis é apenas um mito?

A respeito desta questão, eu só conhecia um estudo antigo e feito com ratos. Nem me lembro a fonte, pois ainda estava na faculdade. Na época, a pesquisa concluía que os ratinhos que nasciam mais pesados acabavam se tornando mais gordinhos. E os pesquisadores afirmavam que o mesmo poderia acontecer com os seres humanos. Afinal, o DNA dos ratos de laboratório é muito semelhante ao nosso. No entanto, sempre resta uma dúvida quando tentamos extrapolar um estudo feito com animais para os homens. Além disso, a conclusão deste estudo contraria uma crença muito popular.

Um dia desses fiquei pensando sobre o assunto e acabei encontrando um estudo muito interessante: uma pesquisa descobriu que bebês menores (e mais magros) têm taxa metabólica de repouso mais alta, em comparação com seus pares mais robustos. Em outras palavras, as crianças “mirradinhas” podem parecer frágeis, mas dispõe de um maquinário metabólico mais eficiente em processar calorias e, assim, levam vantagem a longo prazo. As crianças pesquisadas apresentaram menor peso na infância e assim permaneceram até a fase adulta.

Assim, é interessante que a mãe entenda até que ponto é saudável engordar durante a gravidez. E fica a questão: quem sabe o peso dos pequenos não necessite de controle, assim como o dos adultos…

Fonte: J. Eriksson, T. Forsén, J. Tuomilehto, C. Osmond, D. Barker 3Size at Birth, Fat-Free Mass and Resting Metabolic Rate in Adult Life. Horm Metab Res 2002; 34(2): 72-76
DOI: 10.1055/s-2002-20518. Por Renato Dutrenato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário