terça-feira, 25 de junho de 2013

Boa postura ajuda a reduzir lesões em corredores


POR JORNALISMO PORTAL EF

boa-postura-ajuda-a-reduzir-lesoes-em-corredores

Correr com uma boa postura pode fazer com que corredores economizem energia através do desgaste desnecessário de alguns movimentos. 

Assim, o atleta direciona toda sua energia para melhorar seu ritmo e marcha. Ao correr, o pé dianteiro entra em contato com o solo com uma força maior que o peso corporal. Com uma biomecânica mais apurada e um bom calçado, esse impacto é absorvido adequadamente e há uma distribuição mais eficaz da força de reação ao longo dos músculos, tendões e ligamentos. Com isso, é possível que os riscos de lesões diminuam. Portanto, é importante manter o tronco erguido e relaxado na hora da corrida, além da cabeça erguida com o olhar para uma distância de 20 a 30 metros à frente. Já com os ombros, o indicado é evitar balançá-los junto com os braços e rodá-los muito para frente.

É fundamental manter os cotovelos em torno de 90º e os antebraços paralelos ao chão. Os braços devem se movimentar sempre com a perna oposta, e o balanço deve ser um movimento pequeno, onde normalmente o cotovelo se desloca da linha do tronco para trás. As mãos, assim como as pernas, devem estar sempre relaxadas, e o polegar descansando sob o dedo indicador. O tronco deve estar sempre ereto para uma melhor respiração, sendo que o corpo é inclinado para frente na corrida e não o tronco. Essa flexão de tronco é maléfica e pode gerar dores lombares. O quadril também necessita estar alinhado para evitar oscilações laterais. Por fim, os pés devem estar sempre apontando para frente, seguindo o joelho e quadril. Vale ressaltar que todo corredor tem seu estilo e não há regras de como fazer, mas com essa pequena orientação de como posicionar o corpo, é possível melhorar a biomecânica dos atletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário