segunda-feira, 8 de abril de 2013

Exercícios de alta intensidade para os gordinhos



(Foto: Thinkstock)
Escrevi recentemente o texto “O que NÃO fazer para emagrecer” e achei que já fosse suficiente para orientar os praticantes de atividade física. No entanto, uma amiga me deu uma bronca: “Renato, porque você fala o que não devemos fazer, mas não ensina então o que fazer?”. Fiquei com isso na cabeça e acabei encontrando um estudo1 recente e interessante que investigou os efeitos de um programa de exercícios em indivíduos com sobrepeso.
Ao todo, 46 homens com sobrepeso participaram do estudo, sendo 25 alocados para o grupo que se submeteu a 3 sessões semanais de exercício intermitente de alta intensidade. Os outros 21 mantiveram-se sedentários. Foram 12 semanas (3 meses) de intervenção, onde nenhum dos participantes modificou seus hábitos alimentares. Importante: os treinos foram realizados em bicicleta ergométrica e consistiram em um aquecimento em baixa intensidade por 5 minutos e 20 minutos alternando 8 segundos em alta com 12 segundos em baixa intensidade e seguido por um período de 5 minutos de volta à calma. Em outras palavras, foram treinos de apenas 30 minutos, num total de 90 minutos por semana.
Será que isso foi suficiente para emagrecer os “gordinhos”? Compare abaixo a perda de gordura em quilos do grupo de exercícios com o do grupo controle.


Podemos observar que houve uma diminuição média de 2 quilos de gordura após 3 meses de treinos curtos e intensos. No estudo que apresentei no texto “O que NÃO fazer para emagrecer”, o resultado de um programa de 5 meses, com 3 sessões semanais de 50 minutos de bicicleta ergométrica, só que desta vez em BAIXA INTENSIDADE, o grupo eliminou somente 1 quilo de gordura.
Ok, creio que você já entendeu o recado: é melhor sofrer mais por menos tempo. Mas não se esqueça de fazer isso sob a orientação de um profissional qualificado.
Fontes:
1-    M. Heydari, J. Freund, and S. H. Boutcher.The Effect of High-Intensity Intermittent Exercise on Body Composition of Overweight YoungMales.  Journal of Obesity, Volume 2012, Article ID 480467, 8 pages.
2-    Jack H Wilmore, Philip R Stanforth, Louis A Hudspeth, Jacques Gagnon, E Warwick Daw, Arthur S Leon, DC Rao,James S Skinner, and Claude Bouchard.Alterations in resting metabolic rate as a consequence of 20 wk of endurance training: the HERITAGE Family Study. Am J Clin Nutr 1998;68:66–71.
Por Renato Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário