segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O que comer nas confraternizações de fim de ano?


Por Eneida Ramos

Thinkstock
Dezembro chegou e junto a agenda lotada de confraternizações. A maioria delas acompanhada de bebidas alcoólicas e comidinhas gordurosas como pastéis, coxinhas, batatas fritas, bolinhas de queijo, polenta, salaminho, linguiça, pizzas….. É preciso dizer que isso não vai dar certo no fim do mês?
Claro que ninguém vai fugir das comemorações de fim de ano, mas é possível cercar-se de alguns cuidados para evitar o prejuízo à saúde e à balança com o acúmulo de tantas exceções na dieta. Uma boa medida a ser tomada quando se tem uma celebração é caprichar na hora do almoço. Escolher alimentos ricos em fibras, saladas, cereais integrais, carne magra, frutas, para melhorar a oferta de nutrientes. Nunca ir com muita fome para comemorações.
Quem está em dieta pode fazer escolhas que não atrapalhem demais a rotina, mas é bom lembrar que o importante é a reeducação alimentar, ou aquilo que você  come e escolhe fazer durante o ano todo. As comemorações de dezembro são praticamente inevitáveis, podem e devem ser aproveitadas com prazer, afinal, celebrar também faz parte de viver bem.
Selecionei algumas sugestões para diminuir o estrago nessa época:
– Caldos: caldinho de feijão.
– Legumes: berinjela caponata, antepasto de pimentões, berinjela / abobrinha/ azeitona marinadas (moderação), antepasto de abobrinha italiana, tomate seco, espeto de vegetais ( alcachofra, abobrinha, cebola, berinjela, brócolis), batata bolinha à vinagrete, azeitonas (moderação), palmito pupunha temperado.
– Cogumelos: shiitake  grelhado, shimeji.
– Carnes: casquinha de siri, escondidinho de carne seca, espeto de carne ou frango, porções de filé aperitivo, espeto de kafta
– Patês e pastas: coalhada seca, sardela (moderação), hommos , guacamole, patê de alho.
– Queijos: provolone de búfala, mussarela  de búfala temperada, espeto mussarela de búfala com tomate seco.
– Pães: mini torrada, pão sírio, bruschettas com tomate fresco, manjericão.
– Pizza brotinho ou convencionais: melhores opções são as de vegetais (tomate, abobrinha, berinjela, rúcula, escarola, ricota), mussarela de búfala, atum, palmito, de preferência com massa integral.
– Bebidas: coquetel de frutas sem álcool, água de coco gelada, chá gelado, suco de fruta natural.
– Frutas oleaginosas/leguminosas: pistache salgado, mix de castanhas, grão de bico torrado.
– Sementes: semente de abóbora ou girassol.
– Algas: algas marinhas tostadas.
– Queijos: cubos de queijo minas com orégano.
– Legumes: palitos de vegetais (cenoura, pepino, salsão, erva-doce)

Nenhum comentário:

Postar um comentário