quarta-feira, 11 de julho de 2012

A música ajuda no desempenho do corredor?



(Foto: Thinkstock)
Muitos corredores vêm utilizando tocadores de MP3 durante treinos e provas. E pelo visto, a legião dos usuários desses aparelhos só tende a crescer. Os adeptos buscam tornar a experiência de correr mais agradável ou então “disfarçar” a dificuldade imposta pelo exercício. Quanto ao aspecto motivacional, isso não se discute. Todavia, me pergunto se a música exerce alguma influência sobre o desempenho do corredor, seja ela positiva ou negativa.
Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros comparou a performance na distância de 5km sob duas condições: com e sem música. Para isso, 15 corredores amadores do sexo masculino realizaram duas provas simuladas de 5km em um esteira, cada uma acontecendo em dias diferentes e com intervalo mínimo de 2 dias e máximo de 7 dias.
Os resultados?
Realmente a música influenciou positivamente o desempenho dos corredores. O teste de 5km realizado sem música foi em média 24 segundos mais lento. Além disso, a percepção do esforço com música também foi menor. Em outras palavras, os tocadores de MP3 melhoram o rendimento e ainda aliviam um pouco o sofrimento. E vale destacar que esse estudo também cita outras pesquisas que encontraram resultados semelhantes.
Particularmente, não sou adepto do MP3, pois prefiro escutar a “música” dos parques, mas a ciência vem demonstrando o seu valor para os corredores amadores.
Então podemos investir em tocadores de MP3? Parece que sim. Basta não esquecer dos cuidados com a segurança, evitando usar esses aparelhos em locais por onde circulam veículos, e sem abusar dos decibéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário