quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Células de gordura podem murchar, mas o número delas se mantém


Pessoa que já foi gorda tem que cuidar do peso para o resto da vida. No Brasil, 15% da população é obesa, segundo dados oficiais.

Globo
Muitas pessoas acham que os gordinhos são assim porque querem, e atribuem o excesso de peso a preguiça, falta de vergonha ou desleixo.

O fato é que a obesidade é uma doença, e esse número vem crescendo no mundo todo. No Brasil, 15% da população já é considerada obesa, segundo os dados oficiais mais recentes.

O endocrinologista Alfredo Halpern explicou que, quando um indivíduo engorda, produz uma quantidade maior de células de gordura. Ao emagrecer, essas células murcham, mas não desaparecem – a quantidade só aumenta, nunca diminui.

Portanto, alguém que já teve 100 kg e hoje está com 60 kg jamais será igual a uma pessoa de 60 kg que nunca ganhou peso.
Quem já foi obeso guarda no corpo as células de gordura que um dia foram inchadas, além de sofrer mudanças na expressão de genes que favorecem a obesidade, como aqueles que estocam energia. É por essa razão que o metabolismo fica mais lento.

Quanto mais tempo o indivíduo mantiver um peso alto, portanto, mais células gordurosas vai produzir e por mais tempo o corpo vai guardar a informação desse número na “memória”.

Preconceito contra os gordos

De acordo com uma pesquisa feita no Brasil em 2010, sete em cada dez empresários têm algum tipo de restrição para contratar pessoas acima do peso. E essa é uma constatação de quem está na fila do emprego.

O excesso de peso sempre chama a atenção, não interessa quem é a pessoa, se tem fama ou é anônima.

O ator Leandro Hassum diz que já sofreu com pré-julgamentos sobre sua condição de saúde e limitações físicas. Ele foi recusado para um emprego de garçom porque um uniforme sob medida teria que ser feito especialmente para ele.

Apesar dos quilos a mais, Leandro não descuida da aparência nem do bom gosto. E dá dicas para as mulheres mais cheinhas: cuidar do cabelo, das unhas, da pele, da higiene e do visual em geral.

Ele também revela que, quando encontra alguma roupa legal que sirva, já leva várias para garantir, mesmo que sejam todas da mesma cor.

Obesos sofrem preconceito na hora de buscar um trabalho formal. Vanessa Santana, que está desempregada, foi até uma central de empregos para procurar uma oportunidade. Ela acredita que, se fosse mais magra, já teria conseguido uma vaga.

E a manicure Alexandra Silvério recebeu dicas do recrutador de recursos humanos Renato Grinberg para voltar ao mercado. Segundo ele, algumas profissões dependem mais da aparência, como é o caso de vendedores e recepcionistas. Mas, para qualquer posição, o visual tem importância porque representa a imagem da empresa. E não é questão de estar bonito, mas bem-cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário