quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Batata doce é a campeã de betacaroteno

  
batata doce
Garante a cor do verão, além de outros benefícios
A batata doce é a campeã de betacaroteno, se comparada com outros vegetais e frutas que também oferecem esse importante antioxidante, como a cenoura, abóbora, manga e outros. Há cerca de 400 tipos desse tubérculo, com a casca variando do roxo, vermelho, amarelo, laranja e branco. A “polpa” vai do branco ao laranja.
Os benefícios:
1) Fonte do antioxidante betacaroteno: contribui no combate aos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e algumas doenças crônicas não transmissíveis. Os carotenoides também ajudam a manter o bom bronzeado no verão.
2) Fonte de licopeno: a cor vermelha oferece esse potente fitoquímico, que exerce papel na prevenção de alguns tipos de cânceres e doenças cardiovasculares.
3) Fonte de antocianidinas:  a polpa roxa oferece esse potente antioxidante, que atua na saúde cardiovascular.
4)  Fonte de vitamina C: contribui com a construção do colágeno e favorece a boa saúde da pele e dos cabelos.
5)  Fonte de ferro: contribui com o melhor aporte de ferro na dieta, combate anemia, junto com uma dieta nutricionalmente balanceada.
6)  Fonte de fibras: favorece a saciedade e controla o apetite.
7)  Baixo índice glicêmico: beneficia o controle da taxa de insulina e não sobrecarrega o pâncreas. Isso faz da batata-doce, um alimento benéfico para compor dietas de emagrecimento ou de pessoas com dietas restritivas para o controle glicêmico (portadores de diabetes).
8) Isenta de glúten: é uma excelente alternativa na dieta de pessoas com restrição à proteína do glúten (doença celíaca ou alergia ao glúten).
Conteúdo nutricional:
conteudo-nutricional-batata-doce
Como comprar e guardar:
- Escolha a batata-doce que estiver firme, livre de rachaduras, cortes, machucados, sinais de picadas de insetos e pontos moles. Compre ½ kg de batata-doce para quatro pessoas.
Dica: Quanto mais escura a variedade da batata, maior o conteúdo de betacaroteno.
 -Validade: Permanece fresca em armazenamento em local fresco, seco e arejado, por aproximadamente 10 dias.
-Local de armazenamento: Quando crua,  livre de refrigeração, em temperatura ambiente (fresca). Evitar colocar umas sobre as outras (as de baixo podem ficar abafadas e podem começar a germinar).
Como limpar: lavar sob água corrente, utilizando uma escovinha para eliminar toda a terra, enxugar bem.
Como preparar:
- Para evitar que escureça (em contato com o ar).  Evitar deixar um longo intervalo entre descascar/cortar e cozinhar. O ideal é descascar,cortar e na sequencia cozinhar. Uma opção é deixar a batata de molho aguardando o momento de cozinhar.
- Cozidas, assadas e grelhadas (pode-se inclusive utilizar a casca).
Dica: Coloque a batata-doce com a casca diretamente no forno convencional (faça uns furinhos para facilitar o cozimento), ou ainda, pré-cozinhe a batata (na água com sal) e finalize o cozimento no forno convencional.
-Tempo de cozimento: Se inteira levará em média (35 min) para cozinhar, já em pedaços menores, levará de 15 a 20 minutos para cozinhar.
Sugestão de consumo:
- Em purês: excelente opção para acompanhar assados.
- Cozida e picadinha em saladas.
- A batata doce cozida pode ser servida fria, sendo uma alternativa interessante para piqueniques.
- Em sopas, ensopados com carnes.
- Substituto do pão: assada, cortada ao meio, regada com um fio de azeite e orégano, bem quentinha, é uma excelente alternativa para substituir o pão pela manhã.
Por Eneida Ramos

Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário